Matilde Cortiço Fernandes de Almeida

por Comunicação publicado 16/10/2024 14h32, última modificação 16/10/2024 14h32

A senhora Matilde Cortiço Fernandes de Almeida, filha de imigrantes espanhóis, Sr. José Cortiço e Sra. Maria Fernandes Quintana, nasceu em 3 de fevereiro de 1943 na cidade de Mairinque.

Estudou o primário na Escola Cônego José Rodrigues de Oliveira e o Ginásio na Escola Carlos Augusto de Camargo. Formou-se professora primária no Instituto Educação de Ciências e Letras “Horácio Manley Lane”, em São Roque.

Em 1981, ingressou na Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Tatuí, onde se formou em pedagogia, em 1985. Iniciou sua carreira em 1969, como professora substituta, na escola Cônego José Rodrigues de Oliveira. Nos anos seguintes, enfrentou muitas dificuldades lecionando em bairros distantes, onde precisava permanecer durante toda a semana, e dependia de carona para chegar ao bairro. Nesse período também alfabetizava adultos no período da noite.

Em 1981, foi aprovada em concurso público estadual, e de 1989 a 1997 ministrou aulas à noite, em projeto de alfabetização de adultos. A Sra. Matilde realizou diversos trabalhos voluntários em projetos sociais e participou ativamente de diversos conselhos municipais, a citar o conselho do meio ambiente, conselho da mulher, conselho da saúde e conselho de educação, e teve importante participação no projeto de ampliação e implantação de salas de educação infantil no município de Piedade.

Após a municipalização das escolas, classificou-se no concurso público para dar aula de forma efetiva nas escolas municipais em 2006. Ocupou o cargo de supervisora pedagógica entre 2009 e 2012, e ao completar 70 anos, em 2013, foi desligada do serviço público.