Sonia Aparecida Ijano Batista
Sônia Aparecida Ijano Batista é filha de João Batista de Oliveira , conhecido como João do Alípio e de Terezinha Ijano Batista, ambos já falecidos. De seus pais herdou a consciência de que o trabalho, o amor , o respeito ao ser humano , à amizade e a busca do conhecimento constituem a base da vida. Herança que também receberam seus irmãos: Sérgio, Sidnei, João Carlos, Cilene e Silmara, também educadoras musicais, nas áreas de canto e violino.
Ainda jovem ingressou na Prefeitura Municipal de Piedade, onde viveu uma história de responsabilidade e amor por Piedade durante 31 anos passando por várias gestões administrativas. Iniciou sua jornada com Juracy Rosa Soares, e posteriormente com Artur Hess, José Tadeu de Resende , Rubens Caetano da Silva e Geremias Ribeiro Pinto.
Formada em Letras e Pedagogia , concluiu seu Mestrado , junto a Universidade de Sorocaba, sob a orientação da Profª. Dra. Maria Lúcia de Amorim Soares. Em sua dissertação, respondeu a pergunta de um aluno do Ensino Noturno da Escola Carlos Augusto de Camargo: Pra que ensinar literatura para quem carrega saco nas costas? Mostrando que a literatura é um DIREITO, que deveria ser assegurado a toda a humanidade. O Trabalho lhe rendeu dois prêmios: O primeiro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, do Rio de Janeiro , no 10° Concurso FNLU - Os melhores programas de Incentivo à leitura junto à Crianças e Jovens de Todo o Brasil , e o segundo , junto ao 1° Concurso Literatura para Todos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC , com ensaio escrito em parceria com sua orientadora. Sônia continua contribuindo para o município de Piedade , agora na formação de seus cidadãos.
Lecionou ainda Língua Portuguesa e Literatura na EE. "Prof Carlos Augusto de Camargo" em Piedade, local da maior importância para a sociedade - a Escola Pública, impar e contemporânea, onde os desafios se dão a cada instante, nas diferenças nela existentes. E na escola pública, onde está a maioria da população, ela participou, juntamente com seus colegas professores e alunos, do Projeto Convulsivo Sinódico, projeto histórico com mais de 20 anos, O Projeto foi criado em 1993, sob a Coordenação da Profª. Dra. Maria Lúcia de Amorim Soares sendo um projeto de vanguarda.
Após a aposentadoria da rede pública estadual, a professora Sonia Ijano concentrou-se na coordenação dos Cursos Superiores da Faculdade Anhanguera em Piedade, contribuindo ano a ano com a formação superior dos estudantes piedadenses.
A professora Sonia atualmente também leciona na Etec Piedade, mostrando sua versatilidade e contribuindo também para a formação técnica dos alunos, preparando-os para ter uma profissão através do ensino técnico.
Seja no ensino regular, técnico ou superior, a professora SONIA APARECIDA IJANO BATISTA tem prestado relevantes serviços a Educação de Piedade.