Michel Xocaira Paes

por Comunicação publicado 06/06/2024 12h00, última modificação 06/06/2024 12h00

Conheço Michel e sua família há muito tempo. Michel trabalha desde seus 16 anos, quando começou ajudar seu pai em seu escritório de contabilidade da cidade – o Escritório Contábil Central, do Sr. Odir da Silva Paes, fundado em 1977, atua há 44 anos em Piedade.

Michel, logo após sua formação em administração (no ano de 2005), começou a trabalhar junto aos temas sociais e de meio ambiente em Piedade e toda região. De lá pra cá, sempre buscou evoluir. Desenvolveu trabalhos voluntários junto à Dona Ruth na Associação Ecológica São Francisco de Assis (AESFA) e na ONG Taipal. Trabalhou com projetos de meio ambiente e reciclagem no Supermercado Pereira e projetos de desenvolvimento comunitário na Pousada Ronco do Bugio. Trabalhou ainda, entre 2006 e 2008, com consultorias para indústrias na região de Sorocaba, sempre na área de meio ambiente.

De 2009 a 2012, serviu a prefeitura de Piedade e ajudou a revitalizar o parque ecológico e o horto florestal, lutou pela melhoria de saneamento básico na cidade e a despoluição do Rio Pirapora, ampliou e fortaleceu a coleta seletiva de materiais recicláveis da cidade, entre muitos outros feitos, como projetos de arborização urbana e educação ambiental.

Após esse período, seguiu para a área acadêmica. Concluiu seu Mestrado em Saneamento e Doutorado em Ciências Ambientais na UNESP de Sorocaba. Realizou, também, na época do doutorado, estágio de pesquisa na Universidade Autônoma de Barcelona, onde estudou sistemas avançados de tratamento de resíduos.

Hoje é pesquisador do Departamento de Gestão Pública (GEP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde coordena um projeto sobre “Inovação em Políticas Públicas Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”. Na mesma instituição, atua também como Pesquisador Associado do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA - FGV).